Estilo Clássico

Os interiores de estilo clássico são reconfortantes e causam a sensação de tranquilidade e organização absoluta, sendo totalmente tradicionais.

A decoração clássica é calma, ordenada, previsível e sobretudo necessariamente: simétrica. Como um espelho, os lados direito e esquerdo são idênticos. Não há nada selvagem ou caótico. As peças correspondem e são consistentes, nada é uma surpresa. É um olhar familiar que você veria em revistas ou salas de exposição de móveis.

Móveis e acessórios são colocados em pares e centrados na sala. Não há nada fora de lugar. Estamos falando do estilo clássico, caracterizado pela utilização de móveis robustos, tecidos de alta qualidade e materiais que agregam primor, requinte e classe ao ambiente.

Casas nesse estilo são confortáveis ​​para qualquer faixa etária.

ca5

Aqui estão alguns dos elementos de um ambiente clássico:

Em geral, um cômodo nesse estilo usará uma mistura de linhas verticais com linhas horizontais mais tranquilas. As curvas e bordas são suaves, lisas, vistas em móveis, travesseiros, almofadas, acessórios e detalhes discretos e se misturam ao todo. Mármore, madeiras como cerejeiras, mogno ou nogueira, além de bronze e itens dourados são alguns dos artigos que definem a decoração de ambientes clássicos. 

Objetos: Cristais, pratarias, porcelanas, candelabros, bustos, livros, molduras ornamentadas, arranjos florais e lustres são alguns exemplos que se destacam!

Tecidos: em um ambiente clássico geralmente não são muito brilhantes e tem texturas simples, cores lisas, mantas sem destaques, listras discretas, geometria, tom sobre tom e pequenos padrões all-over (padrão geral) são comuns..

Flores são pastéis: brancas, azul claro, lilás, rosa bebê, amarelo suave, beges etc.

Cor é muitas vezes em um intervalo médio de tons, embora cores muito escuras e muito claras também possam ser usadas. 

Evite luzes de néon e combinações dissonantes.

O ambiente geral da decoração tradicional é caseiro, discreto e não chocante.

Como em ambientes formais, móveis em um ambiente tradicional são muitas vezes organizados em eixo reto. Um sofá ficará diretamente em frente ou sentado perpendicularmente à tv ou a ponto central do ambiente, e, uma cama, voltada ao centro da parede mais longa do quarto.

Móveis de madeira geralmente têm uma mistura de linhas retas e curvas. Pode haver detalhes de escultura de luz também. Um ambiente tradicional também pode usar madeiras mais claras ou escuras, desde que as linhas de cada peça sejam clássicas.

Uso de boiserie: não há uma regra de decoração para o uso do boiserie, tanto que ele pode ser usado em salas de jantar, estar, quartos femininos ou masculinos. Lavabos, corredores, halls, por ser um clássico, é atemporal e não cai de moda nunca!https://studioindesigns.wordpress.com/2020/07/02/boiserie-historia-e-novas-tendencias/

ca90

Interiores em um ambiente clássico, muitas vezes apresentam alisares e guarnição de portas emolduradas, assim como moldagem (com boiserie alto ou baixo-relevo etc), são ricas em detalhes e pintados de branco brilhante. https://studioindesigns.wordpress.com/2020/10/08/porta-celeiro-personalizada-a-ultima-queridinha-dos-amantes-da-rusticidade/

Simetria total no interior clássico. Como se cortássemos a imagem ao meio e dobrássemos como um espelho. Igual dos dois lados.

Uma sala de jantar nesse estilo é geralmente uma sala separada, muitas vezes com alguns armários embutidos de canto para armazenamento. A mesa é retangular com um conjunto de cadeiras combinadas colocadas uniformemente ao redor do perímetro. Um aparador, bufê ou armário de porcelana combinados é centralizado em uma parede.

Salas de jantar tradicionais podem mostrar uma variedade de porcelana, copos e prata. Espelhos pode ser um estilo clássico de aro dourado ou um simples design floral. São usadas belas toalhas de mesa ou diagramas e guardanapos de tecido bonito.

Para coberturas de janela procure persianas estreitas, cortinas transversais e sob tratamentos de lâminas plissadas. 

As cornijas (em arquitetura é o acabamento, ressalto ou detalhe posicionada na parte superior de paredes ou lareiras, que funcionam como molduras sobrepostas, como se fizessem da parede um quadro. Uma faixa horizontal que se destaca na parede, com finalidade de acentuar as nervuras nela empregadas. Elementos arquitetônicos de origem dórica também usado como prateleira de lareira e ao entorno dela) e sanefas ou bandôs que escondem os trilhos das cortinas, também podem ser apresentados lisos ou emoldurados, e os capitéis das coluna têm três principais ordens clássicas são a Dórica, a Jônica e a Coríntia. As ordens descrevem a forma e a decoração das colunas Gregas e posteriormente das Romanas, e continuam a ser amplamente utilizadas na arquitetura atual. A ordem Dórica é a mais simples e mais curta, sem nenhum pé decorativo, tríglifo vertical e capitel alargado. As colunas Jônicas são mais altas e mais finas, com pé decorativo e volutas em forma de rolo no capitel. A ordem mais complexa é a ordem Coríntia, que é alta e fina e apresenta um pé decorativo, volutas e folhas de acanto no capitel.https://br.pinterest.com/pin/341007003048507246/

Os acessórios decorativos incluem pares de lâmpadas, urnas, plantas, espelhos, gravuras emolduradas, porcelanas, vasos e coleções de livros. Esses pares de objetos são geralmente organizados em simetria equilibrada.

Cortinas de seda, arandelas de parede e lâmpadas de assoalho podem ser usadas. As cortinas devem ser bastante lisas e em marfim, branco, cinza e dourado.

Esse é o seu estilo? Que ótimo! É um excelente estilo. Sinal de que você  é uma pessoa altamente sociável, sensível, que cultiva seus relacionamentos, adora trabalhar em equipe, gosta de tradições e busca harmonia nas relações.

Não é o seu estilo? Continue lendo as postagens. Com certeza você achará o seu.

Um grande dia!

Deixe um comentário