O dicionário define contemporâneo como vivendo ou ocorrendo ao mesmo tempo, ou pertencendo ou ocorrendo no presente. Simplificando, contemporâneo em sua essência refere-se a coisas “do momento”. Muitas vezes é confundido ou descrito de forma errada como design moderno. Embora talvez alguns elementos do design moderno sejam levados ao design contemporâneo, os dois estilos certamente têm suas diferenças. Vamos dar uma olhada na definição de design contemporâneo, como ele é diferente do design moderno, como o design contemporâneo se relaciona com alguns outros estilos e o que é… e não é.

O design moderno geralmente se refere ao design de meados do século XX. Características como materiais naturais, neutros expansivos com cores pop e linhas limpas e baixas fazem parte da decoração moderna como abaixo.

Contemporâneo, no entanto, refere-se a uma decoração muito mais atual. Mesmo projetos que eram contemporâneos nos anos 2000 podem não mais ser considerados contemporâneos, e sim vintage. Daqui a cinco ou dez anos, o design contemporâneo provavelmente terá uma aparência e uma aparência diferentes do que o design contemporâneo atualmente. Onde o design moderno tem uma aparência específica, o design contemporâneo está em constante mudança, devido em parte à disponibilidade de novos materiais e peças.

Como o design contemporâneo está sempre evoluindo, ele se relaciona facilmente a outros estilos, não importa o que eles sejam. Um espaço de qualquer estilo pode ter elementos contemporâneos devido à própria natureza da contemporaneidade – isto é, como as mudanças de design do espaço acomodam as preferências, os gostos e as necessidades das pessoas que vivem lá, essa evolução cria inerentemente um contemporâneo. espaço.

O que são elementos de design contemporâneo
Naturalmente, a natureza dinâmica do design contemporâneo torna esta seção bloqueada por tempo. Hoje, porém, faremos o melhor para mostrar quais tipos de elementos de design são toques contemporâneos.

Paleta de cores neutra e masculina – Elementos femininos não tendem a criar raízes no design contemporâneo; em vez disso, o efeito geral é mais moderado, maduro e masculino. Isto é particularmente verdadeiro na paleta de cores.

Linhas elegantes e limpas – O design contemporâneo é aterrado; nada aqui parece over-the-top. Super itens decorativos são usados em contraste com a simplicidade e a limpeza do ambiente contemporâneo, que inclui sofás baixos e simples.

Arte colorida e / ou superdimensionada – A arte Softer pode ser misturada a uma parede de galeria de arte contemporânea, mas o que cria uma sensação contemporânea é a inclusão de peças superdimensionadas, muitas vezes coloridas, ou um pano de fundo geométrico que LÊ como arte superdimensionada.

Soluções de armazenamento inteligentes – O design contemporâneo tem tudo a ver com soluções de armazenamento inteligentes, ocultas e/ou inesperadas. Isso inclui soluções de armazenamento arquitetônico, como por trás ou dentro das paredes, bem como armazenamento baseado em móveis, em escadas, como as gavetas camufladas nos elementos esculturais. Bonito e funcional! https://br.pinterest.com/pin/332422016228448580/





Saias sob medida ou inexistentes – Uma estética simples e limpa quando se trata de tecidos que indicam design contemporâneo – mantêm os babados e o excesso de tecido à distância.

Bloqueio de cor – A cor que faz um espaço parecer fresco, novo e convidativo é geralmente parte de um esquema contemporâneo. Bloqueio de cores é uma maneira comum de realizar isso por meio de toques de um espaço contemporâneo, como pintar as extremidades de uma mesa de madeira rústica com blocos brancos de cor.

Camadas aconchegantes e confortáveis - Residindo em algum lugar entre o minimalismo que é encontrado em interiores modernos e os elementos muitas vezes excessivos de estilos tradicionais, de casas de campo e outros, há camadas contemporâneas.








Padrões – Padrão geométrico desempenha um papel importante no design contemporâneo hoje. Móveis de baixo assento e otomano, por exemplo, incorpora uma vibração contemporânea subtil.

Um trabalho em andamento – o design contemporâneo está em constante evolução. Ele muda sutilmente ao longo do tempo, mas nunca é “acabado”, nunca estático. Este é um componente chave do que é este estilo.




O que o design contemporâneo não é
Cada um desses pontos de discussão pode realmente fazer parte do design contemporâneo, dizer isso pode parecer idiota, mas na verdade faz sentido por causa do escopo em constante evolução do design contemporâneo. Assim, os pontos abaixo podem ou não aparecer nos espaços contemporâneos, e sua presença ou ausência não qualifica em si a contemporaneidade do espaço.
Não é… cores brilhantes. Considerando que o design moderno prospera em extensões neutras com pops de cores ousadas, o design contemporâneo usa ainda menos disso. Tons e tonalidades de tons semelhantes são mais prováveis de serem encontrados no design contemporâneo, como os tons neutros marrom e cinza desta área para refeições – grande mesa de madeira com cadeiras de couro marrom.

Não é … feminino. Elegante, definitivamente é. Casual e convidativo, claro. Mesmo leve e arejado às vezes. Mas o design contemporâneo não desenha a linha quando se trata de elementos de design feminino. É mais substantivo e fundamentado do que isso, como regra.

Não é inerentemente minimalista. Enquanto interiores contemporâneos prosperam em uma base de linhas limpas, design contemporâneo em si não requer minimalismo. Por exemplo, a cesta orgânica que envolve essa cadeira suspensa cria uma decoração contemporânea calorosa, textural e interessante.

Não é … estático. Como você já sabe, o design contemporâneo é tudo menos estático. Embora seja bastante confortável em sua própria pele, o design contemporâneo VIBRA e faz você vibrar.

Alguns estilos se fundem
Contemporâneo + Moderno – Espaços contemporâneos ainda podem (e geralmente incorporam) elementos e peças modernos. Para tornar esses espaços verdadeiramente contemporâneos, no entanto, as peças modernas (por exemplo, sofá baixo, tapete felpudo) são misturadas com outros elementos não-modernos (por exemplo, piso de concreto, pintura mural com grafite).

Contemporâneo + rústico – o Rústico assume uma aparência contemporânea quando combinados com elementos contrastante. Por exemplo, lenhas de madeira aparentes, em contraste com as cores neutras do contemporâneo, trouxe harmonia e vibração para esta sala. Ou curvas em pedras que detonam a atmosfera e camadas aconchegantes em cores neutras.


Contemporâneo + Eclético – estilos ecléticos parecem inerentemente incorporar doses de design contemporâneo, simplesmente porque sua atitude de combinação e não correspondência é adotada no mundo da decoração contemporânea. Combine um sofá vintage de meados do século com uma mesa de café Ikea e um tapete marroquino para um exemplo deste conceito. E peças singulares podem ser ao mesmo tempo ecléticas e contemporâneas, como este roqueiro retro refrescado.

Veja alguns estabelecimentos comerciais incríveis nesse estilo.









Esse é o seu estilo? Que ótimo! É um super atual estilo. Sinal de que você é uma pessoa que gosta de “fazer DIFERENTE”. As pessoas com esse perfil comportamental são altamente criativas, gostam de inovações, de novas experiências.
Não é o seu estilo? Continue lendo as postagens. Com certeza você achará o seu.
Um grande dia!