Design de interiores é um grande campo que engloba várias idéias e estilos de diferentes partes do mundo. Seja minimalismo ou chique moderno, cada estilo de decoração apresenta características distintas e dá uma personalidade diferente ao seu interior. Um desses estilos que está gradualmente se tornando um estilo de decoração famoso entre os designers de interiores é a Wabi-Sabi.

Wabi-Sabi é uma combinação de duas palavras. Wabi significa simplicidade, modéstia e convivência com a natureza. Sabi significa a beleza dos ciclos naturais de crescimento, decadência, transitoriedade e autenticidade. O conceito de wabi-sabi teve origem no Japão. Não há uma definição específica desse conceito, mas falando de modo geral, trata-se de celebrar a natureza para criar uma casa mais tranqüila e desimpedida. ACEITAR E VALORIZAR AS IMPERFEIÇÕES COM LEVEZA E SABEDORIA!



Wabi-Sabi está pregando a mais recente tendência de design de interiores na decoração da sua casa com adições “não tão perfeitas”. A idéia deste estilo circula em torno de criar um ambiente habitável que acalma a sua mente e acalma a alma com a natureza.

Minimalismo e Wabi-Sabi podem parecer semelhantes, mas diferem em muitos aspectos. O minimalismo é sobre “menos é mais” enquanto a simetria toma o centro do palco, enquanto o wabi-sabi tem apenas uma essência do minimalismo.

As características deste estilo japonês de decoração incluem assimetria, objetos naturais e processos. Ao contrário do minimalismo, que elimina a confusão, o wabi-sabi envolve abraçar a desordem como parte da vida cotidiana e tornar o local mais descontraído e confortável. Ele rejeita os itens encontrados em lojas de varejo padrão e incentiva a decoração com materiais orgânicos para um toque mais natural.
Dentro dos estilos orientais, encontramos a técnica Kintsugi (金 kin = ouro | 継ぎ tsugi = emenda), significa literalmente “emendar com ouro” e é uma técnica de restauração de cerâmicas e porcelanas que utiliza laca ou cola misturadas com pó de ouro, prata ou platina.
A técnica surgiu no século XV quando o xogum (mais alto título militar concedido pelo Imperador, com grande poder político) Ashikaga Yoshimasa enviou à China uma cerâmica de cerimônia do chá para restauro. Quando ela retornou, o xogum não apreciou a técnica chinesa com grampos metálicos e pediu a artesãos japoneses que desenvolvessem outra maneira de restaurá-la. Ao invés de tentar disfarçar as falhas da peça quebrada, os artesãos usaram urushi (laca japonesa) com ouro para colar os pedaços e tornar evidentes as partes que haviam sido emendadas.
A técnica possui três estilos que podem ser usados em uma mesma peça. São eles:
• Estilo Hibi: utiliza-se uma resina ou cola misturada ao pó de ouro, prata ou platina, para colar os pedaços da peça;
• Estilo Kake: um pedaço faltante é preenchido com ouro ou resina misturada com ouro;
• Estilo Yobitsugi: um fragmento de uma outra peça é usado para completar a parte que falta na peça restaurada. https://ar.pinterest.com/search/pins/?q=kintsugi&rs=typed



Celebre os materiais humildes
Escolhas de materiais estão envolvidas em quase todos os níveis em nossas casas, e o wabi-sabi nos inspira a sermos seletivos a cada decisão. Ela favorece ter menos, mas posses mais duradouras e de maior qualidade; itens que melhoram com a idade e podem ser facilmente reparados.

Essas coisas são muitas vezes feitas de materiais que eu considero humildes porque são crus e naturais, exigindo pouco processamento antes de serem usados. Pense em madeira, lã, barro, papel áspero, bambu, linho ou linho, couro, pedra, grama tecida e ferro – todos sujeitos a desgaste, cortes, rasgos, ferrugem e ferrugem. Infelizmente, itens feitos de materiais “humildes” são, ironicamente, os mais caros, porque os materiais feitos pelo homem são comumente muito mais baratos de produzir.














E como a maioria dos objetos produzidos em massa é projetada para se desintegrar ou parar de funcionar após um tempo relativamente curto, precisamos comprá-los de novo e de novo. Com o tempo, eles acabam nos custando mais do que se tivéssemos comprado um item de melhor qualidade em primeiro lugar.








Enquanto uma determinada decoração pode criar uma diversão agradável, a desordem diminui a calma que nossas casas proporcionam. Sua versão da desordem pode ser pilhas de catálogos antigos, bugigangas que você não quer mais, controles remotos que não funcionam, um sótão cheio de itens “apenas no caso”, caixas de projetos salvos para mais tarde … aí começa a idéia. https://br.pinterest.com/pin/306667055887996990/

Mesmo que os objetos ofensivos não sejam visíveis, eles criam um bloqueio mental e físico para viver simplesmente. O objetivo contínuo da mentalidade wabi-sabi é tornar-se cada vez mais livre, seja isso doar roupas que você não usa há anos ou limpar a confusão emocional de itens nostálgicos que é hora de deixar ir. O objetivo final da organização é tornar o ambiente o mais reconfortante e despreocupado possível, tanto para nós mesmos quanto para quem nos interessa.

Mostre os lençóis enrugados
Talvez o que eu mais amo na sensibilidade japonesa seja que ela é incrivelmente relaxada, encontrando beleza em lugares e itens não uniformes, naturalmente imperfeitos, as camas estão sempre com a impressão que alguém acabou de levantar.



Adotar essa estética mais fácil nos permite ter um pouco mais de diversão, quer isso signifique usar grés ou vidro incompatíveis, arrumar a mesa com guardanapos de linho amarrotados ou decorar a casa com cachos grandes e indisciplinados de flores silvestres e ervas daninhas.

Se essa abordagem vier muito estranhamente para você, comece pequeno e escolha uma coisa para focar de maneira não ortodoxa. Isso pode significar cozinhar uma refeição mais discreta do que você faria normalmente ou fazer uma peça central de mesa com as rendas da rainha Anne em vez de suas tulipas testadas e comprovadas.

A estética wabi-sabi está na grande luz filtrada, por isso, se você tiver muita luz forte, pendure cortinas finas e transparentes no interior ou uma cortina de bambu de ripas do lado de fora.

Ou se o seu espaço estiver com pouca luz, use alguns espelhos bem posicionados para ajudar a capturar e refletir os raios naturais que você conseguir.

Da mesma forma, se você não consegue manter janelas e portas abertas regularmente, um ventilador pode fazer maravilhas pela circulação de um pouco de ar fresco.





Um grande dia!